FAQ – Perguntas e dúvidas frequentes

No post de hoje queremos esclarecer algumas das dúvidas mais comuns entre as pessoas que tem vontade de começar a produzir cerveja. Elencamos abaixo as perguntas que mais recebemos quando os clientes fazem seus primeiros contatos conosco. Se você também se interessa pela produção de cerveja, deu uma pesquisada em nosso site mas ficou com dúvidas, pode ser que a resposta esteja aqui embaixo, então bora conferir o post!

– Quero começar a produzir cerveja, o que vocês recomendam?

Existem dois caminhos para quem quer começar a produzir cerveja artesanal: comprar cada equipamento separadamente ou adquirir um kit de equipamentos. A primeira opção é mais indicada para quem já pesquisou bastante e prefere montar seu próprio kit, incluindo os equipamentos conforme sua preferência. A outra opção é adquirir um kit já pronto com os itens necessários, percebemos que essa tem sido a escolha da maioria dos iniciantes no mundo cervejeiro, por isso em nossa loja temos várias opções de kits para atender as mais variadas necessidades. O ideal é avaliar qual o kit mais indicado para o seu perfil, quantos litros deseja produzir e quanto está disposto a gastar. Temos desde o kit mais simples (método BIAB) até os equipamentos mais modernos e automatizados (BierMaker). O nosso best-seller é o Kit Cervejeiro Completo (https://goo.gl/k7vVRr), composto por dois caldeirões em alumínio, moedor de rolos, insumos e demais itens necessários para a produção de cerveja. Se você tiver dúvidas, converse com nossa equipe que te auxiliaremos a definir o melhor kit para o seu perfil.

– O kit cervejeiro vem com tudo que irei precisar para a produção?

Os itens inclusos em nosso Kit Cervejeiro Completo são suficientes para você começar a produzir cerveja. Existem 4 itens que não são obrigatórios, mas que você deve avaliar a necessidade ou não de estar adquirindo:

  • Fogareiro – para produções acima de 10 litros, o fogão doméstico acaba não dando conta e tornando a brassagem muito penosa e demorada. Por isso indicamos que seja utilizado fogareiro de alta pressão, desses que muita gente já tem em casa, mas quem não tiver recomendamos que adquira em nosso site (https://goo.gl/Qf4wVm).
  • Garrafas – por questões de praticidade e economia, a maioria das pessoas reutiliza garrafas de cerveja, basta lavar e sanitizar bem garrafas que já possua em casa e poderá utilizar sem problemas. Caso queira adquirir garrafas novas, pode ser feito em nosso site (https://goo.gl/Bafjwh).
  • Manômetro – é recomendável utilizar um manômetro para controle de pressão da garrafa de cerveja, pois após envasar fazemos um processo chamado “priming” para formar o gás na cerveja. O ideal é ter um manômetro com adaptador (https://goo.gl/AcJcbv) em uma das garrafas para ir controlando a carbonatação e evitar que alguma garrafa estoure por excesso de pressão.
  • Termostato – a maioria dos cervejeiros caseiros começa sua produção de cerveja fermentando em temperatura ambiente. Isso não chega a ser um problema no início, quando existem tantas variáveis a serem controladas, mas é claro que a qualidade da cerveja será muito superior quanto fermentada/maturada em temperatura controlada. Portanto recomendamos a quem tiver oportunidade, adqurir um tesmostato (https://goo.gl/yt1A4x) para instalar na geladeira para controle de temperatura da fermentação/maturação.

– Quero comprar o kit cervejeiro, mas já possuo alguns itens, posso retirar itens do kit?

Não trabalhamos com a retirada de itens dos kits, pois o nome “kit” se refere justamente a um conjunto de itens pré-selecionados. Caso você já possua alguns itens o ideal é comprar separadamente os demais itens que necessita. Mas se você quiser comprar o kit e substituir algum item por outro, sem problemas. Por exemplo, se você já possui o arrolhador e quer comprar o kit, iremos “retirar” o arrolhador e você poderá utilizar o valor dele para incluir outro item, podendo ser insumos, tampinhas, etc.

– Posso trocar o kit de insumos incluso no kit por outra receita?

Sim! Incluímos o kit de insumos Belgian Pale Ale como padrão em nossos kits de equipamentos, pois trata-se de uma cerveja com passo-a-passo simples e que costuma agradar os mais diversos paladares. Mas podemos alterar o estilo de cerveja de acordo com a preferência do cliente, podendo em alguns casos ter uma pequena diferença de valor.

– Depois da primeira produção, onde eu posso comprar mais ingredientes para as próximas levas?

Aqui na Cerveja da Casa nós não possuímos apenas os equipamentos para produção, trabalhamos com todo o rol de ingredientes também. Temos kits de insumos (https://goo.gl/QZBcsV) que já vem com os maltes, lúpulos, fermentos e o passo-a-passo da receita de mais de 20 estilos de cervejas diferentes.

– Consigo produzir cerveja sem ter feito curso?

Se você tem oportunidade de fazer um curso de produção de cerveja, essa é uma boa opção, pois poderá vivenciar na prática cada etapa do processo adquirir as informações essenciais para começar a fazer sua cerveja. Nós inclusive ministramos esse tipo de curso aqui na Cerveja da Casa (https://goo.gl/gviSWi). Porém, é plenamente possível fazer cerveja sem ter feito curso, adquirindo os equipamentos conosco você leva o material didático completo, além de poder assistir aos vídeos em nosso canal do Youtube e entrar em contato com nossa equipe de vendas, que é capacitada para tirar dúvidas e dar muitas dicas.

– Quanto tempo demora para a cerveja ficar pronta para beber?

A brassagem (processo de produção que vai desde a moagem do malte, mostura, fervura, resfriamento, até levar o mosto para o fermentador) leva entre 4 e 6 horas, dependendo do equipamento utilizado e da experiência do cervejeiro. Depois disso temos ainda os processos de fermentação (em média 7 dias para a maioria das cervejas), maturação (em média mais 7 dias para a maioria das cervejas)  e o primming (processo onde é gerado o gás na cerveja – leva aproximadamente mais 10 dias). Portanto, após produzir levará em torno de 24 dias para a cerveja ficar pronta para consumo. Os.: essa média é para as cervejas de alta fermentação (Ale), que são a grande maioria dos estilos que temos, mas existem também as cervejas de baixa fermentação (Lager), que demoram um pouco mais para fermentar e maturar.

– Preciso ter uma geladeira exclusiva para deixar o fermentador?

Como já explicamos acima, a maioria dos cervejeiros caseiros começa fermentando em temperatura ambiente, isso não impedirá a produção da cerveja, mas é preciso ter em mente que a fermentação em temperatura controlada possibilitará uma cerveja de qualidade muito superior. Por isso o mais indicado é uma geladeira ou freezer dedicado a isso, com a opção de adaptar um termostato (https://goo.gl/yt1A4x) para facilitar o controle de temperatura. Damos mais detalhes sobre o assunto neste post: https://goo.gl/hKM3pU. Outra opção mais acessível e muito utilizada pelo pessoal que está iniciando, é manter o fermentador dentro de um isopor com gelo para possibilitar a fermentação a temperaturas mais baixas.

– Qual o custo por litro de cerveja artesanal?

O custo varia de acordo com uma série de fatores como: quantidade de insumos adquirida (pois se comprar em maior escala, o seu custo irá diminuir), equipamentos, tempo gasto no processo de produção, além de gastos com gás, energia e água que são muito variáveis. Para se ter uma ideia, considerando os ingredientes de um kit de insumos Belgian Pale Ale comprado conosco, o custo por litro fica em R$ 4,00.

– Posso fazer levas menores do que a capacidade do meu kit?

Sim, pode fazer em torno de 50% da capacidade do kit, não menos que isso, senão os grãos ficarão muito espalhados sobre o fundo falso, prejudicando a filtragem.

– Posso usar o Frete a Combinar, para tentar conseguir um valor melhor do que está calculando no site?

Os valores disponibilizados nas modalidades PAC/SEDEX (Correios) ou transportadoras já estão cadastrados mediante tabelas especiais. Caso julgue que o custo está muito alto, você pode selecionar a opção “COMBINAR VALOR DO FRETE COM O VENDEDOR”, concluir a compra e entrar em contato conosco para verificarmos se conseguimos um frete mais em conta. Isto também é válido para prazos de entrega, se por ventura precisar receber a mercadoria em determinada data, poderá fazer uma cotação conosco para lhe passarmos as opções com entrega adiantada.

– Comprando em maior escala, consigo frete gratuito?

Não trabalhamos com frete grátis, mas nossa equipe verá a melhor opção para envio das suas mercadorias, buscando o valor mais acessível e com menor prazo possível.

– Qual a diferença entre o KIT BIAB e o TRADICIONAL?

O conceito de BIAB é fazer cerveja com qualidade igual às técnicas mais elaboradas, porém, com menos esforço, menor equipamento (consequentemente custo mais acessível) e da forma mais rápida possível. O processo é feito com apenas uma panela, não demanda muito espaço e a filtragem é feita pelo Grain Bag (saco de grãos), mas em contrapartida terá uma eficiência menor na sua produção. Já o kit com duas panelas é um método mais tradicional de produção, onde utiliza-se duas panelas (ou ainda uma terceira opcional), a filtragem dos grãos é feita com o fundo falso e é possível fazer a etapa de lavagem, proporcionando uma excelente eficiência. Este processo é um pouco mais elaborado, composto por mais etapas e detalhes, mas também se torna simples conforme vai adquirindo mais experiência. Portanto, basicamente o que muda de um para o outro é o método de produção, mas com ambos poderá fazer cerveja de ótima qualidade.

– Usando bazooka e fundo falso juntos, consigo uma melhor eficiência?

Categoricamente, o fundo falso proporciona melhor filtragem do que a bazooka, pois ele permite que a cama de grãos se forme em toda a circunferência da panela e descarta o risco de caramelizar ou queimar os grãos. Não há necessidade de utilizar fundo falso + bazooka, pois o objetivo de usar os dois meios filtrantes ao mesmo tempo, seria não deixar passar nada pelos filtros, o que não é indicado, pois é interessante que as partículas menores passem pelos furos do filtro e, na recirculação, fiquem presas sobre a cama de grãos, assim as cascas maiores ficarão embaixo e as partículas menores acima, formando um filtro natural perfeito.

 

Não encontrou a resposta que procurava? Entre em contato com nossa equipe através do chat em nosso site: https://www.cervejadacasa.com/.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close