Como fazer Dry Hopping

O dry-hopping é uma das técnicas mais utilizadas para se ter um ganho extra de aromas de lúpulo na cerveja.

lupulo-cerveja-dry-hopping

É difícil afirmar com exatidão qual a melhor forma de se extrair esses aromas, pois existem centenas de discussões sobre o assunto pelo mundo a fora. Sendo assim, vamos apresentar aqui a maneira que identificamos ser uma das mais utilizadas pelos cervejeiros caseiros, inclusive os que fazem parte da nossa equipe aqui na Cerveja da Casa.

QUANDO FAZER: o mais usual é fazer a adição de lúpulos nos dias finais da fermentação, inserindo os pellets direto no fermentador ou em um Hop Bag (saco de voal). Normalmente isso é feito lá pelo 5º dia da fermentação ou quando for verificado que falta pouco para o seu final.

TEMPERATURA: também é um ponto que gera bastante discussão, já tivemos ótimos resultados mantendo a cerveja próxima à temperatura de fermentação, entre 18° e 19° graus (e sabemos de muitos amigos e cervejarias que também usam esta faixa). Essa é uma temperatura na qual os óleos essenciais dos lúpulos se dissolvem melhor e com mais rapidez na cerveja.

QUANTIDADE: não existe uma regra exata. Observamos que a maioria das cervejarias utiliza de 2 a 8g por litro (em média), em alguns casos até mais, aqui o que vale é fazer vários testes. Experimente começar em 3g de lúpulo por litro de cerveja, garantimos que terá um resultado satisfatório ou, pelo menos, terá um parâmetro para aumentar ou reduzir a quantidade na próxima produção.

TEMPO DE CONTATO: alvo de muita discórdia entre os mestres deste mundo cervejeiro, uns falam em 3 a 6 dias no máximo e outros entre 10 a 14 dias. Já testamos deixar entre 2 e 3 dias, como também mais de 10 dias, porém percebemos um excesso de sabor vegetal remetendo a grama. Os resultados que mais nos agradaram foram quando mantivemos o dry hopping por entre 4 e 5 dias, dessa forma sempre obtivemos ótimos resultados. Após esse período é só iniciar sua maturação e dar continuidade ao processo.

MATURAÇÃO: lembrando que os aromas dos lúpulos são voláteis e muito tempo de maturação neste caso não é o mais indicado. O que mais usamos aqui na Cerveja da Casa é deixar 5 dias na temperatura de maturação + 2 dias próximo de 0° (Cold Crash), para que decantem ao máximo todos os sólidos em suspenção. Uma boa dica é utilizar gelatina sem sabor, que é uma ótima ajuda para decantar as partículas mais rapidamente.

QUAIS LÚPULOS: diversos lúpulos de aroma ou com duplo objetivo são bem vindos para o dry hopping. Dê preferência aos que contêm mais óleos essenciais, essa informação você encontra descrita nos pacotes (ou na descrição dos anúncios dos lúpulos em nosso site), em média eles costumam ter de 0,5 a 2,5ml de óleo a cada 100g de lúpulo. Os mais famosos que podemos indicar para um bom dry hopping nos estilos IPA e APA são: Amarillo, Citra, Cascade, Centennial, Chinook, Galaxy, Liberty, Mosaic, Nelson Sauvin, Simcoe e Sladek. Todos estes apresentam no aroma notas de frutas cítricas, frutas tropicais, florais, entre outras.

Como mencionado anteriormente, são inúmeras as técnicas de dry hopping utilizadas nesse universo da produção de cerveja artesanal. Consultando pesquisas, artigos e livros sobre o assunto, podemos adquirir uma boa noção e saber quais regrinhas seguir para obter bons resultados. Recomendamos iniciar a partir das dicas acima, que são uma receita básica, porém muito utilizada por quem está começando. Depois disso poderão se sentir seguros para se aventurar nas diversas técnicas que existem, e não se esqueçam de nos contar os resultados depois!

No site www.cervejadacasa.com você encontra dezenas de opções de lúpulos para utilizar em sua brassagem e, é claro, no dry hopping 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: