Carbonatação forçada em barril – como fazer?

Esse é um dos assuntos que mais costuma gerar dúvidas nos cervejeiros, pois a maioria começa utilizando priming na garrafa e, conforme vai adquirindo mais experiência, surge a necessidade/vontade de começar a fazer a carbonatação no barril.

Existem inúmeras informações na internet, mostrando diversas maneiras de se realizar a carbonatação forçada, o que acaba gerando um pouco de confusão na hora de escolher o método mais adequado. Mas o fato é que existem vários caminhos para se chegar a um bom resultado.

Aqui na Cerveja da Casa, como muitos sabem, também fazemos nossas cervejinhas de vez em quando (seja para testar equipamentos ou para produzir um lote para nossos eventos corporativos) e a maneira que mais utilizamos é a carbonatação forçada balançando o barril para carbonatar instantaneamente. Em questão de minutos a cerveja está com o volume de gás necessário para ser consumida.

Preparamos alguns passos a serem seguidos para se obter uma ótima carbonatação em instantes:

  • Transferir a cerveja pronta do fermentador/maturador para o barril. Utilize uma mangueira saindo da torneira e posicionando no fundo do barril para que seja uma transferência lenta e sem agitação.
  • Após cheio (nunca até o topo), deixe um head-space para que o gás possa entrar pelo menos 3 a 4 dedos e feche o barril. Tenha em mente que quanto maior for o head-space, mais rápida será a dissolução do gás no líquido.
  • Plugue a válvula extratora no barril utilizando uma tampa de carbonatação para extratora na saída do líquido e em seguida conecte o CO2 na entrada de gás na válvula.
  • Após tudo plugado, faça algumas purgas de gás para retirada do Oxigênio. Abra o CO2 pressurizando o barril e feche novamente, depois puxe a válvula de alívio da extratora até que saia todo o gás de dentro do barril. Repita este processo por 3x.
  • Agora com o barril posicionado na horizontal, abra a válvula do CO2 novamente e vamos deixar aberta até que a cerveja absorva o gás que selecionamos na reguladora.
  • Comece a embalar o barril com as mãos ou pés por alguns minutos (em média de 15 a 25min) para que a cerveja absorva todo o CO2.
  • Para saber quando sua carbonatação está ok, verifique que ao mexer com o barril em movimentos rápidos, o ponteiro da reguladora do CO2 não se moverá e as borbulhas dentro do barril já terão cessado.

Para regular o volume ideal de CO2 a ser inserido no barril, utilizamos a tabela abaixo.

tabela-carbonatacao

A faixa verde mostra o volume ideal de gás dissolvido no líquido, tendo como base a maioria dos estilos de cerveja.

Exemplo de uso da tabela:

Verifique em qual temperatura está sua cerveja, pegando o valor da 1ª coluna à esquerda. Seguindo na mesma linha até a área verde da tabela, verá o volume de gás a ser inserido em Kg/cm² ou psi que está na barra superior. Note que, quanto mais gelado está o líquido, menor será a pressão usada para obter o volume de CO2 desejado, por isso recomendamos que faça a carbonatação quando a cerveja estiver bem gelada, assim a dissolução do gás no líquido será mais rápida. Para que estabilize melhor sua cerveja, deixe descansar por entre 6 a 24 horas com o barril refrigerado e com o CO2 plugado e aberto na pressão indicada.

Itens necessários para realizar a carbonatação forçada em barril:

  1. Cilindro de CO2
  2. Válvula reguladora CO2
  3. Mangueira ¼”
  4. Tampa para carbonatação
  5. Válvula extratora
  6. Barril de Inox

equipamentos-carbonatacao

Todos os itens necessários para você começar a carbonatar sua cerveja diretamente no barril você encontra em www.cervejadacasa.com. Qualquer dúvida, basta entrar em contato com nossa equipe que iremos te auxiliar!

2 comentários em “Carbonatação forçada em barril – como fazer?

  1. Como consigo essa tabela,sou comprador assíduo da cerveja da casa.obrigado

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá Flávio! Você consegue salvar a tabela aqui pelo post mesmo, ou se preferir envie um e-mail para o Jeferson (vendas@cerevjadacasa.com) que ele te envia 🙂 Abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close