Fermento líquido e seco – vantagens e desvantagens

O fermento, ou levedura, é um insumo crucial na fabricação de cerveja e pode ser encontrado no mercado nos formatos seco e líquido. Vamos descobrir quais as vantagens e desvantagens de cada formato?

levedura-liquida-versus-levedura-seca

As leveduras utilizadas na produção de cerveja são microrganismos unicelulares do reino Fungi que, através do processo de fermentação, transformam o açúcar presente no mosto em álcool e CO2, gerando também uma infinidade de subprodutos. Sendo assim, o papel do cervejeiro é preparar o mosto deixando-o em condições favoráveis para que as leveduras façam o trabalho principal: produzir a cerveja.

Seguindo essa lógica, uma etapa de grande importância para o processo de produção da cerveja é a escolha do fermento, que pode ser utilizado em sua forma líquida ou seca (desidratada).

Fermentos líquidos

Vantagens:

– Maior variedade – existe uma enorme diversidade de fermentos líquidos disponíveis, propiciando leveduras exclusivas para determinados estilos de cerveja.

– Preservação das características originais – os fermentos líquidos estão em seu estado in natura. O trabalho do laboratório é isolá-lo, propagá-lo e armazená-lo em um recipiente.

– Vasta gama de nuances de sabor – existe uma grande variedade de sabores peculiares, complexos e diferenciados que se pode obter com a utilização dos fermentos líquidos, desde os mais sutis, até os mais intensos. Esse pode ser o grande diferencial em uma cerveja.

– Excelente opção para “clones” – as leveduras líquidas são uma ótima escolha para quem gosta de reproduzir receitas famosas, pois possuem variedades que são exatamente as mesmas utilizadas em algumas cervejarias, por exemplo: o Trappist da Bio4 é o fermento da Chimay.

Desvantagens:

– Maior cuidado no manuseio – por já estar ativo e pronto para uso, o fermento líquido começa a perder sua viabilidade mais rapidamente estando fora de refrigeração, por isso requer um manuseio mais meticuloso.

– Menor validade – as leveduras líquidas geralmente tem prazo de validade de, em média, 30 dias a contar da data de fabricação.

– Maior preço – o fermento líquido geralmente é mais caro que o seco, em linhas gerais, costuma sair aproximadamente 50% a mais.

– Maior dificuldade para encontrar no mercado – devido aos pontos citados acima, as brewshops acabam sendo mais cautelosas na compra de leveduras no formato líquido.

Fermentos secos

Vantagens:

– Mais facilidade para comprar – são encontrados facilmente em qualquer loja que comercialize insumos para cerveja artesanal.

– Maior prazo de validade – o prazo de validade é de, em média, 2 anos a contar da data de fabricação. Observando, é claro, as condições adequadas de armazenamento, a levedura deverá ser mantida selada e sob refrigeração. Após aberta a embalagem, é recomendado que seja utilizada o mais breve possível.

– Maior economia – a maioria dos fermentos secos disponíveis nas mais diversas brewshops do Brasil são bastante acessíveis, sendo possível encontrar os tipos mais comuns por menos R$ 20,00.

Desvantagens:

– Necessidade de hidratação – não que seja uma regra, mas a maioria dos fabricantes de fermentos secos recomenda que seja realizada a hidratação da levedura antes de inoculá-la, para atingir melhores resultados.

– Menor variedade – como a levedura seca passa pelo processo de liofilização, que é a desidratação do interior das células, são poucas as variedades que sobrevivem a tal procedimento.

– Menos possibilidades de sabores – os fermentos secos são em geral mais neutros, existe uma série de sabores mais diferenciados e complexos que dificilmente serão atingidos com sua utilização.

Tendo em vista o que foi explanado acima, podemos dizer que não existe um fermento melhor do que outro, é preciso analisar de perto uma série de variáveis como: a receita que será produzida, as características que deseja atingir, a preferência do cervejeiro, etc.

Mas uma coisa é certa, independente da sua escolha, a Cerveja da Casa oferece todos os insumos necessários para a produção dos mais diversos estilos de cervejas. Leveduras secas podem ser encontradas em nosso site: https://www.cervejadacasa.com/ingredientes-insumos/fermentos. Dispomos também de leveduras líquidas sob encomenda, consulte mais informações no e-mail daniele@cervejadacasa.com.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: