Temperaturas de consumo de cervejas

Você sabia que a temperatura de consumo influencia na percepção das características sensoriais da cerveja? Por isso existem diferentes temperaturas indicadas para cada estilo de cerveja.

Consumindo a cerveja na faixa de temperatura considerada “ideal” e adequada ao estilo, você conseguirá aproveitar melhor todas as sensações que a cerveja pode proporcionar.

Cervejas para refrescar, com teor alcoólico e sabor mais leve, podem ser servidas muito geladas (de 2 a 4°C). Cervejas de trigo alemãs, Tripel belgas e Lambics, podem ser servidas geladas (entre 4 e 6°C). Cervejas de sabores mais complexos como IPAs, Weizenbocks, Porters e Dubbels o ideal é servi-las frias (de 7 a 10°C). Já cervejas mais fortes e mais alcoólicas como Belgian Dark Strong Ales, Russian Imperial Stout, Barley Wine e Doppelbock, devem ser servidas em temperatura de adega (10 a 13°C).

escala-temperaturas

É importante citar que a escala apresentada acima não se trata de uma regra imutável, mas sim de uma orientação, que pode ser adaptada de acordo com a cultura, o gosto pessoal, o local e até mesmo a época de consumo. O bacana é termos o conhecimento das temperaturas que são indicadas para cada estilo, fazer a experiência e ver se funciona para você na prática.

Boas degustações!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close