Receita – Pão com bagaço de malte

Aqui na CERVEJA DA CASA também produzimos nossas cervejas, seja para testar novos equipamentos ou para servir à nossa equipe em algum evento interno, por isso é comum termos à disposição o bagaço do malte que sobra dessas brasagens. Unindo o útil ao agradável, frequentemente utilizamos esta sobra para produzir um belo pão!

Após pesquisar um pouco, resolvemos dar um toque mais saudável àquelas receitas comumente encontradas na internet e formulamos uma receita mais leve e saudável, já testada e aprovada por todos aqui.

Lembramos que os maltes são benéficos à nossa saúde. Entre os benefícios, o consumo deste grão agrega uma grande quantidade de vitaminas do complexo B, que são importantes no processo de fornecimento de energia ao corpo. Além de ser um grão rico em minerais, como o magnésio, essencial para manter o corpo ativo, zinco, que participa do sistema de defesa do corpo e fósforo importante para a saúde dos ossos.

Então vamos aos ingredientes!

– 500g de bagaço de malte

– 1 kg de farinha de trigo INTEGRAL

– 150g farinha de trigo branca

– 3 ovos

– 3 sachês de 10g de fermento biológico

– 300ml de leite desnatado morno

– 1 colher de sopa de sal rosa

– 4 colheres de sopa de mel

– 4 colheres de óleo de coco

– 3 colheres de sopa de linhaça ou chia

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador o LEITE MORNO com o BAGAÇO DE MALTE e as 4 colheres de MEL (deixará o malte mais fino, no resultado final o pão fica menos quebradiço).

Em uma bacia grande, misture a FARINHA INTEGRAL com o FERMENTO, depois adicione o restante dos ingredientes, reservando 1 ovo e 100g de farinha branca.

Faça tudo com as mãos de forma firme para misturar toda a massa e deixar tudo bem homogêneo, com o tempo pode ir adicionando aos poucos a FARINHA BRANCA, a massa irá começar a desgrudar dos seus dedos e você conseguirá mexer nela sem ficar com resíduos entre os dedos.

Quando chegar a este ponto, em uma bancada ou mesa, polvilhe um pouco da farinha branca e comece a sovar (amassar) a massa por uns 10 a 20 minutos, sempre adicionando um pouco de farinha branca quando perceber que está grudando na superfície.

Quando perceber que a massa está bem lisa, fofinha e não está mais pegajosa, reserve a mesma separando em 3 porções iguais (ou mais se preferir) e deixe descansar por 20 minutos. Depois sove por mais uns minutinhos e deixe-a descansar já nas formas (previamente untadas com óleo e farinha) por no mínimo 1 hora ou até a massa dobrar de tamanho.

Com uma faca, faça um leve corte na superfície do pão e pincele a gema do OVO que você reservou (ajuda a dar brilho, deixando o pão com uma cor mais bonita).

Pré-aqueça o forno em temperatura alta, mais ou menos 260°por cinco minutos, depois coloque o pão e mantenha a temperatura em 200° por mais 60 minutos.

Bom apetite!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: